quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

AULA 4 "Padrões"

Os padrões de projeto de software ou padrões de desenho de software, também muito conhecido pelo termo original em inglês: Design Patterns, descrevem soluções para problemas recorrentes no desenvolvimento de sistemas de software orientados a objetos. Um padrão de projeto estabelece um nome e define o problema, a solução, quando aplicar esta solução e suas conseqüências.
Os padrões de projeto visam facilitar a reutilização de soluções de desenho - isto é, soluções na fase de projeto do software, sem considerar reutilização de código. Também acarretam um vocabulário comum de desenho, facilitando comunicação, documentação e aprendizado dos sistemas de software.
Padrões GRASP
• GRASP = General Responsability Assignment Software Patterns.
• Descrevem princípios fundamentais de atribuição de responsabilidade a objetos.
Os padrões GRASP fornecem uma abordagem sistemática para a atribuição de responsabilidades às classes do projeto.

Um comentário:

jbbf disse...

Percebe a importância dessa sua frase?


"Os padrões de projeto visam facilitar a reutilização de soluções de desenho"

Ou seja não precisamos sempre estar reinventando a roda. Se tivermos que partir sempre do zero estamos condenados à termos uma produção incondizente com o aquilo que o mercado exige "time to market"

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