segunda-feira, 31 de março de 2008

aula 6 e 7 (padrão criador)

Um objeto é uma instância de uma classe, portanto em uma conjunto de classes, ou seja, um sistema, haverá diversos objetos. Um objeto é criado a partir de uma chamada de procedimento conhecidas como mensagens que uma classe envia a outra, pois bem, o ponto onde queremos chegar é este. Qual classe é responsável por passar uma mensagem a outra para que seja criada uma instância da mesma? Sabemos que em um projeto é útil ter um princípio geral para atribuições de responsabilidades de criação. Sendo essas responsabilidades bem atribuídas, o projeto apresentará acoplamento fraco, mais clareza, encapsulamento fraco e reutilização.

O objetivo básico do padrão criador é encontrar um criador que necessite ser conectado ao objeto criado em qualquer evento. Escolhê-lo como criador garante um acoplamento fraco.

Segundo o padrão criador, uma classe é responsável por criar instâncias de outra se uma das seguintes condições se aplicar:

a. B agrega objetos da classe A.

b. B contém objetos da classe A.

c. B registra instâncias da classe A.

d. B usa muitos objetos da classe A.

e. B possui os dados usados para inicializar A.

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