sexta-feira, 13 de junho de 2008

Aula 20

PADRÃO SINGLENTON

O Singleton é um dos padrões de projeto mais simples existentes. É um padrão de projeto de software (do inglês Design Pattern). Este padrão garante a existência de apenas uma instância de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto.Nota linguística: O termo vem do significado em inglês quando se resta apenas uma carta nas mãos, num jogo de baralho.

O GoF nos diz que para uma classe ser um singleton, deve-se garantir que haverá apenas uma instância na aplicação e que deve-se fornecer um ponto de acesso à mesma. Mas como garantir que haverá apenas uma instância? É de conhecimento comum que, para criar uma instância de uma classe, devemos chamar o seu construtor. Assim, para resolvermos o problema, devemos restringir o acesso ao construtor, tornando-o um método privado. Em seguida, deve-se utilizar um método público que faça o controle da instanciação, de modo que ela só possa ser feita uma vez.

Conclusões:

Além de ser um dos padrões mais simples, o singleton é também um dos mais criticados e mal usados. Uma situação em que realmente é necessário que exista apenas uma instância de uma classe é difícil e o seu uso pode levar a muitos problemas. O uso abusivo de singletons leva a soluções onde a dependência entre objetos é muito forte e a testabilidade é fraca.
Adicionalmente, os singletons são difíceis de escalar, pois é difícil garantir uma única instância de um singleton em um cluster, onde existem várias JVMs. Um outro problema é que os singletons dificultam o hot redeploy por permanecerem em cache, bloqueando mudanças de configuração. Por esses e outros problemas, deve-se ter cuidado com o uso abusivo de singletons.

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